In Mensagem

Ponha a tua casa em ordem - doença e cura de Ezequias



Naquele tempo o Rei Ezequias ficou muito doente e quase morreu. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: "Assim diz o Senhor: 'Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer; não se recuperará'. Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor: "Lembra-te, ­Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas". E Ezequias chorou amargamente. Antes de Isaías deixar o pátio intermediário, a palavra do Senhor veio a ele: "Vol­te e diga a Ezequias, líder do meu povo: Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: 'Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei. Daqui a três dias você subirá ao templo do Senhor. Acrescentarei quinze anos à sua vida. E livrarei você e esta cidade das mãos do rei da Assíria. Defenderei esta cidade por causa de mim mesmo e do meu servo Davi'. " ( 2 Reis 20:6)

Ezequias era o rei de Judá. Homem de Deus, que sempre confiou no Pai das luzes e seguia o teus mandamentos. A Bíblia relata que Ezequias adoeceu, de uma tal forma, de um estado, que ele não iria sobreviver devido complicações da doença que lhe atacava. Nesse meio tempo o grande profeta Isaías foi guiado pelo Senhor e levado até a casa de Ezequias para lhe falar um recado. Aos nossos olhos não lá muito agradável para o enviado (Isaías) e receptor da mensagem (Ezequias). O recado ao rei  foi para que ele colocasse a sua casa em ordem, pois  estava prestes a morrer.

Segundo algumas pesquisas e estudos bíblicos a doença de Ezequias não era só física, mas também espiritual, porém, não entraremos no contexto espiritual.

Vamos parar um pouco para pensar ? Imagine como o rei recebeu a notícia? Como  se sentiu sabendo que seus dias de vida estava contato? Imagine você recebendo uma notícia desta? Misericórdia. Não vamos ser hipócritas, ninguém quer morrer, porém, sabemos que existe tempo para todas as coisas nos céus e na terra, que é determinado por Deus. Ao final da leitura deste texto indico que você faça uma breve visita ao livro de Eclesiastes 3.

Ezequias ao receber a notícia virou o rosto para a parede e orou. O rei entrou no lugar secreto e se humilhou a Deus: “Lembra-te, ­Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas”. E Ezequias chorou amargamente. (2 Reis 20:3)

Ele clamou ao Senhor, se humilhou, orou, prostrou-se no chão. Na palavra de Deus diz: Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (2 Crônicas 7:14). Conforme a oração, o desejo de Ezequias foi atendido por Deus.

Mesmo em meio a dor de saber que iria morrer Ezequias não blasfemou, mas se colocou na condição de pecador e de total dependência de Deus. O rei buscou a presença de DEUS, pois sabia que o milagre poderia ser concedido. Deus ouviu a sua súplica, o  clamor. A oração de Ezequias chegou diante do trono. O Pai socorreu, derramou o azeite, e demostrou mais uma vez o seu amor e poder.

Observando a oração do rei, Deus mandou  Isaías voltar para entregar um novo recado:

Antes de Isaías deixar o pátio intermediário, a palavra do Senhor veio a ele: "Vol­te e diga a Ezequias, líder do meu povo: Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: 'Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei. Daqui a três dias você subirá ao templo do Senhor. Acrescentarei quinze anos à sua vida. E livrarei você e esta cidade das mãos do rei da Assíria. Defenderei esta cidade por causa de mim mesmo e do meu servo Davi'. "

Olha a vitória de Ezequias! Como servos do Senhor devemos entender que o nosso milagre começa quando entramos no lugar secreto. Devemos entender  que só obteremos vitória se tomarmos e usarmos as armas espirituais, que em Deus são poderosas para destruir fortalezas. (Efésios 6:13)

Deus restaurou a saúde de Ezequias e ainda acrescentou mais quinze anos à vida dele.

OBS: Ezequias viveria 15 anos a mais, além do estipulado por Deus depois de sua saúde restaurada. Exemplo: Se Ezequias vivesse 105 anos, ele teria mais 15 anos, o que soma 120 anos.

Que possamos tomar como  exemplo bíblico de fé e perseverança no Senhor a determinação e busca de Ezequias. Não sei a tua situação, se você estiver passando por momentos difíceis, impossíveis para os médicos, na sua casa, trabalho, estudos, sonhos... clame ao Senhor, se derrame na presença daquele que pode todas as coisas, pois para Deus nada é impossível. (Lucas 1:37)

Fonte: Irmão Baiano

Related Articles

HTM Facebook :