In

Amigos mais chegados que um irmão

Por: Vinicius Lopes


A bíblia diz: “Em todo tempo ama o amigo e na angústia se faz o irmão”. Acredito que todo mundo tem alguém que possa compartilhar segredos, sonhos e medos, pedi conselhos, alguém que esteja presente nos momentos de alegria e angustia. Caso alguém não tenha, quão infeliz essa pessoa pode ser. 

Constatemente ouvimos que amizade verdadeira não existe. Será? Talvez não exista disposição para cultivar e regar este sentimento com maior cuidado e dedicação? Em todos os casos em que houve esta declaração, infelizmente a pessoa foi vitima de traição.




Mas vou explicar a verdade sobre a amizade. 


Dois cantores e compositores declararam “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito” ,“ meu amigo de fé, meu irmão camarada”. Concordo com a colocação do Milton Nascimento e Roberto Carlos, que existe amigo que mora do lado esquerdo do peito, que se tornar irmão, não de sangue ou por algum laço familiar, mas sim pela consideração e amor. E é até biblico isto! 

Podemos definir uma amizade pelo cuidado. Como cristãos acreditamos que os melhores amigos são aqueles que nos levam a presença de Deus e que buscam que o bem se concretizem em nossa vida. O verdadeiro amigo é aquele que te faz e te quer bem em qualquer situação.

Existem dois princípios básicos para que venhamos construir uma amizade.

1 — Sabedoria

Sabedoria para entendermos que em todo relacionamento passamos por turbulência, por momentos bons e ruins, não sendo diferente na amizade. Sabendo “aproveitar” o momento para aprendermos a tratar da melhor forma quem a gente gosta, sem machucar. 

2 — Valorizar quem está ao nosso lado.

Precisamos reconhecer quem está conosco. Quem verdadeiramente podemos contar, nos momentos difíceis e alegres. Quando valorizamos os amigos que estão conosco, descobrimos verdadeiros tesouros, sem precisarmos garimpar em outras minas com o risco de nos decepcionarmos. Amigos verdadeiros valoriza o cuidado e respeito pelo outro.

É bom ressaltar que ninguém é perfeito. Amigo também erra, contudo as qualidades irão sobressair sobre os erros. A verdadeira amizade irá acrescentar o amor, alegria, paz, e poderá proporcionar o sentimento de irmandade. 



Fonte: Irmão Baiano



Related Articles

HTM Facebook :