In Mensagem

A oração: “ Pai nosso... ”

Orar significa conversar com Deus. Somente através da oração podemos ter intimidade, e conhecer mais do Criador, estabelecendo uma comunhão com Ele. Toda oração tem uma resposta, seja, sim ou não. Lembre-se que nenhum oração fica no vácuo, pois Deus sempre estar pronto  para nos responder. Ele nos escuta e ouve o que falamos a todos os instantes.

Introdução: Mateus 6:9-13

Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

Vocês sabem quais  mensagens e revelações que cada capitulo escrito no livro de Mateus nos exorta ?

Disse Jesus: “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome…” v.9

O versículo 9, que o Filho de Deus nos ensinou, começa nos dando legalidade para chamar Deus de Pai. Mas só podemos obter essa legalidade se aceitarmos Deus verdadeiramente como nosso Pai, aceitando a sua paternidade, instruções, ouvindo a sua Voz,  fazendo a Sua vontade e aceitarmos que Ele está acima de nós, sendo grande em poder e amor. Podemos encontrar essa afirmação no livro de João 1:12 que diz: Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.

Ainda neste mesmo capitulo está escrito: Santificado seja o teu nome.
Santificado significa que Deus é santo, e está separado do pecado, da maldade, de coisas erradas, de mentiras.
Santificado seja o nome de Deus porque Ele é verdadeiro, reto, bom, amoroso e o único digno de Honra.


2. “…venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;” v.10

Reino significa Governo. Então neste momento “ venha o teu reino ” pedimos que Deus governe e tome a direção de nossas vidas, tendo total liberdade sobre ela.
“ faça-se a tua vontade” significa cumprir a Justiça de Deus, que primeiro seja feita a vontade e justiça do Criador em nossas vidas, sobre todas as coisas. Que a nossa vontade fique de segundo plano, pois Deus sabe o que é melhor para nossas vidas, aqui na terra, no mundo físico, e no céu, dimensão espiritual.
Referência Bíblica Lucas 17:21

3. “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje;” v.11

Neste momento Jesus nos ensina a pedirmos o alimento físico " comida " e espiritual " palavra de Deus ".  Ao declararmos este versículo  pedimos a Deus a providência para nossos celeiros, pedimos a provisão de alimentos 'comida, e a palavra ' para que não nos falte nenhum dos dois, tendo a total certeza que Deus vai suprir as nossas necessidades.
Referência bíblia Mateus 4:4 e 6:26, Filipenses 4:19

4. “…e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;” v.12

Perdão. O foco principal deste ensinamento é perdoar aqueles que algum dia nos fez mal. Jesus nos ensina que para sermos perdoados de nossos erros, primeiro temos que perdoar aqueles que erraram com a gente, sendo assim somos perdoados. 
Referência bíblica Mateus 6:14-15

5. “e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!” v.13

Ao declararmos " não nos deixes cair em tentação " estamos clamando a Deus para guardar os nossos corações, para não pecarmos contra Ele em nossos atos e desejos, livrando-nos de todas as coisas que podem nos tirar de Seus caminhos. 
Referência bíblica Efésios 6:11 e 13

E finalizando o versículo do Senhor é o governo de nossas vidas, autoridade sobre todas as coisas, e digno por todas essas coisas de ser honrado, exaltado e adorado para todo o sempre e dias de nossas vidas.

Referência bíblica Isaías 9:6-7
Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Podero­so, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso.

Mensagem final, aprendemos a importância da oração em nossas vidas, e que através desta oração inspirada pelo Pai podemos falar com Ele e ser respondido por Ele, para uma vida plena e de vitória. 


A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor ... (Efésios 6:24).

Fonte: Irmão Baiano

Related Articles

HTM Facebook :