Devo estudar a Bíblia

by - 17:06


“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos”. Salmo 119.105


Muitos jovens te um certo desânimo na hora de estudar, e principalmente quanto colocado em mesa a BÍBLIA, porém o estudo é algo muito importante para crescermo no conhecimento do Senhor e não sermos enganados por heresias e vãs doutrinas que infelizmente tem surgido no meio do povo de Deus para até mesmo desviar os escolhidos do Senhor e aprisionar aquele que Jesus libertou. 


A Bíblia relata que Jesus gostava tanto de aprender, investigar e estudar que ficou cerca de 3 dias fora de casa, dentro do templo com os doutores da lei que podiam ensinar o que estava escrito no antigo testamento. 


E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o souberam seus pais.  Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia e procuravam-no entre os parentes e conhecidos.  E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele.  E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.  E, quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu, ansiosos, te procurávamos. E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia.  E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no coração todas essas coisas. E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens. (Lucas 2:42-52)

Ainda criança, a palavra de Deus relata, com 12 anos Jesus enseiava em aprender do Pai, e a bíblia nos diz que Jesus crescia em estatura e conhecimento diante de Deus e homens. Podemos reparar quais eram as táticas que Jesus usava para aprender mais do Senhor! Vejamos: 

1° Ponto =  Oportunidade:  Jesus encontrou uma oportunidade  e não a desprezou de conhecer mais do Senhor.  

" E regressando eles, terminando aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém.... " Lucas 2:43. 

E Hoje temos ricas oportunidades de aprendermos sobre o evangelho genuíno do Senhor. Temos em primeiro, a bíblia e presença do Espírito Santo que nos ensina todas as coisas.  Em segundo, dicionário que nos ajuda a compreender algumas palavras e seus significados e em terceiro, alguns livros e estudos disponíveis nas livrarias e internet. 

2° Ponto = Saber ouvir e perguntar: Jesus escutava e analisava atentamente o que estava sendo dito. Se não entendesse algo ele interrogava os doutores.

" ...O acharam no templo assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os." Lucas 2:46

E quanta vezes nos calamos com medo dos irmãos, lideres, pastores...  de acharem que estamos querendo criar cifre em cabeça de cavalo ? Se a bíblia diz não existe meio termo, é ou não é.  Saiba ouvir, interpretar e questionar se algo que estar acontecendo ou falado tem respaldo bíblico. 


3° Ponto = Todos percebiam o interesse de Jesus em conhecer mais do Pai e admiravam a resposta dELe a cerca de diversos temas a luz da bíblia. 

" E todos os que o ouviam, admiravam a sua inteligência e resposta. " Lucas 2:47


Devemos estar preparados para responder a mais variadas perguntas a luz da bíblia. Não só estudar para responder, porém para não sermos enganados por falsos profetas e pelo Diabo que tenta distorcer o que a bíblia diz. 


4° Ponto =  Deus contemplava e se alegrava com o desejo do aprender de teu Filho. 

" E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graças com Deus e os homens. " Lucas 2:52 

Só existe uma maneira de crescermos em sabedoria, estatura e graça diante de Deus: A sede de buscar mais do Senhor. Sua palavra nos diz " E buscar-me-eis e me acharei " " Palavra viva e eficaz ", quando buscamos a Ele  através da bíblia  aprendemos sobre seus planos para nossas vidas, encontramos resposta para questionamentos, não negociamos com o mundo, não aceitamos outro evangelho a não o genuíno descrito na bíblia. E Deus contempla e recompensa a nossa busca, pois não será em vão. 


Agora eu pergunto: Quem não quer também crescer em estatura e conhecimento ? Quem não quer poder responder perguntas acerca do Senhor e sua palavra ? Acho que todos. Só basta nos dedicamos a lermos diariamente, estudarmos, investigarmos e principalmente orarmos pedindo a direção do Espírito Santo de Deus sobre cada palavra escrita para ser aplicada ao nosso dia a dia, e somente assim cresceremos em sabedoria e graça diante dos homens e de Deus. 


Fonte: Irmão Baiano


You May Also Like

0 comentários