In Mensagem

Timóteo, o jovem exemplo


" E, se Timóteo for, vede que esteja sem temor convosco; porque trabalha na obra do Senhor, como eu também. " 1 Coríntios 16:10



Segundo analise e estudo bíblico, Timóteo era um jovem que vinha aprendendo com o apóstolo Paulo. Paulo, em suas cartas, chegou a declarar que o jovem cristão Timóteo era um exemplo de jovem que se dedicava a obra do Senhor.


Na passagem citada Paulo viajaria pela macedônia, e talvez passasse o inverno por lá. E com precaução, pois ele teria que se ausentar, deixou um recado para os crentes, a comunidade cristã que Paulo participava e ensinava, para que confiassem em Timóteo, pois ele tinha compromisso com o Senhor e a sua obra, portanto as pessoas não o desprezasse nem o julgasse por sua aparência, idade e etc.

Paulo poderia ter escolhido qualquer outra pessoa, possivelmente ao "olhar humano" da classificação adulta. Ele poderia ter escolhido pessoas " aparentemente " madura, com relação da idade.
Porém todo preconceito e esteriótipo de que jovem é imaturo, não tem compromisso, não tem responsabilidade com as coisas e a obra do Senhor foi aniquilada e desfeita pelo testemunho de vida do jovem Timóteo. 

Mas, Timóteo foi escolhido por acaso? Vejamos que não. Na carta à igreja de Coríntios Paulo disse:

" Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. "  - 2 Coríntios 3:2-3

Vejamos que era manifesto, que todos os homens e apóstolo Paulo percebiam que o jovem Timóteo tinha a sua vida entregue a Deus. E por isso, por ele refletir a presença e o compromisso com o Senhor, ele foi escolhido.

Timóteo foi convocado , escolhido para dirigir a igreja em Éfeso enquanto Paulo se ausentava. O apóstolo, guiado pelo Espirito do Senhor,  lhe deixou algumas instruções descritas nos livros de 1 Timóteo e 2 Timóteo para que ele se fosse bem na obra.


Ser exemplo na palavra, procedimento, amor, fé e na pureza. ( 1 Timóteo 4:12 )


Ser dedicado a leitura bíblica, exortar e ensinar. ( 1 Timóteo 4:13)


Não desprezar o dom de Deus. ( 1 Timóteo 4:14 )


Dedicação na obra do Senhor, para que fosse manifesto a todos os homens. ( 1 Timóteo 4:15)


Exortar com amor os anciãos, os jovens, os tratando de igual para igual, as moças com respeito, tratando com afeição que une os membros de uma família. ( 1 Timóteo 5:1-2 )


Esses foram os conselhos dado pelo Espirito de Deus através do Apóstolo Paulo para o jovem Timóteo, que servem de exemplo para nós jovens cristãos deste tempo.

Observando como está o nosso exemplo ( Testemunho );
Identificando a nossa autoridade;
Exercendo o nosso dom;
Mostrando o nosso progresso;
Mantendo a coerência;
Acertando os nossos relacionamentos.

E esse é o conselho que o Paulo deixou para Timóteo, que hoje deixo para vocês.

 Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.  - 1 Timóteo 4:12


Fonte: Irmão Baiano

Related Articles

HTM Facebook :