In Mensagem

Guia-me em meio ao oceano


Definição de Guia-me no Dicionário: Ser de guia, encaminhar, conduzir, ser o caminho.
Leitura Bíblica em Mateus 14:22- 33


O Milagre do triunfo sobre as águas é relatado em três dos 4 evangelhos sobre a vida de Jesus Cristo. São eles: Mateus, Marcos e carta de João. 

Depois do milagre da primeira multiplicação dos pães,  cerca de 5 mil homens, fora mulheres e crianças foram alimentados, Jesus ordenou aos seus discípulos que fossem para a outra banda, lado do mar que daria em Betsaida.  Então os seus discípulos obedeceram. Enquanto isso Jesus despedia a multidão e foi para o alto monte se relacionar com Deus. Significa dizer, é nítido  que Ele foi ter um momento mais íntimo com o seu Pai. 

Enquanto Jesus conversava com seu Pai  os seus discípulos já estavam em alto mar, dentro do barco. O mar começou a ficar revolto, o vento soprava, as ondas estavam acoitando a pequena embarcação. De repente Jesus aparece em meio a escuridão andando sobre as águas. Naquele tempo não havia nenhum tipo de iluminação, a não ser as candeias, velas e a luz dos iluminares descrito em Gênesis: Sol e Luz.

E vendo os discípulos Jesus caminhar sobre o mar se assustaram, temeram, tremeram, pensaram ter visto um espírito, ou fantasma e começaram a gritar de medo.

O mais " engraçado " é que Jesus:  Chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. (Mateus 10:1, 8 )

E voltando para a cena do barco  os discípulos  temeram e tremeram de medo, começando a gritar assustados. ( Mateus 14:26 ) E pergunto: Cadê a fé em cada palavra dita por Jesus ?  No versículo seguinte 27: Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.

Em outras palavras Jesus poderia ter dito: Confia em mim, confia que eu estou contigo, não desanime, não tenha medo, não temas. 

E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
Mateus 14:28

E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mateus 14:29 

Andar sobre as águas é uma representação que podemos triunfar sobre todas as coisas, sobre todos os problemas e situações. A Palavra do Senhor nos diz:  Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. ( Salmos 46:10 )

 Talvez em outras palavras Jesus tenha dito a Pedro: " Vamos Pedro, você consegue. Olhe para mim, somente para mim Pedro, esqueça os ventos contrários, a escuridão, as ondas, vamos, estou contigo. "

Pedro então caminha sobre as águas olhando para Jesus, até o exato momento em que ele desviou o seu olhar e começou afundar. Afundou por medo, falta de Fé, por desviar de quem ele tinha que olhar.

Pedro temeu as circunstância, os ventos contrários, as tempestades, o mar que se levantava. Pedro já tinha sido testemunha do poder de Jesus, ele estava  andando sobre as águas. E por causa do seu medo o milagre infelizmente não iria se concretizar, e a  tragédia viria em sua vida.

Contudo no momento em que Pedro afundava ele começou a gritar, chamando Jesus.  Naquele momento Jesus agarrou no seu braço, Pedro segurou no Senhor. Jesus então perguntou: Homem de pouca fé, por que duvidaste?

Jesus jamais deixaria alguém afundar, ele sempre estende as suas mãos para segurarmos nele. Em todos os momentos o Senhor está a nos sustentar, nos segurar, nos direcionar.  O salmista nos diz: O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra. (Salmos 124:8)

Fazendo uma analogia  com a passagem e situação de Pedro que olhou para as circunstâncias: Quantas vezes olhamos também? Pedro foi testemunha de grandes milagres: E quantas vezes fomos ?

Se você hoje está passando por situações de tribulações, olhe para o Senhor e creia no milagre. Deus está contigo, a guiar-te no oceano e te diz: Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus. (Salmos 46:10)

Fonte: Irmão Baiano 

Related Articles

HTM Facebook :