O poder da Influência

by - 19:36





Segundo o dicionário informal influência significa: "Poder ou ação que alguém exerce sobre outrem ou sobre certos fatos ou negócios." Cada um de nós temos um nível de influência sobre outras pessoas. Um mais e outros menos. E de diferentes formas podemos influenciar, seja no modo de vestir, falar, trejeitos, intelectualidade, poder aquisitivo e ações.... Infinitas formas! 

A Bíblia é um livro cheio de histórias em que podemos encontrar referências de boas e más influências através de algumas pessoas. É também o manual de instrução para que o homem saiba como proceder em determinadas circunstâncias e ações. E o que o diga o provérbios de Salomão é um belo livro de ensinamentos para que tudo se vá bem: “Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade.” -  Provérbios 1:5


A Bíblia nos alerta para algumas características de más influências em que podemos encontrar em Eva, Jezabel e Dalila. Vamos conhecer a história de cada uma delas:

EVA - Eva era a mulher de Adão. Eva foi uma influência silenciosa que não usou nenhuma palavra. Somente através de sua ação mudou toda a história da humanidade, levando o homem a cair. Eva foi então uma influência Sutil e Silenciosa através de sua ação.

“ E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. ” (Gênesis 3:6)

JEZABEL -  Jezabel começou a influenciar toda uma nação quando ela se casou com o Rei Acabe. O poder de Jezabel foi tão grande que fez Acabe desviar-se do Senhor e adorar a outros deuses. O Rei passou a ser governado pela mulher. Tudo o que Jezabel dizia era para ser acatado, e ai de quem desobedecesse. Jezabel foi então uma influência  que agiu através do barulho - falar. 

“  Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor; porque Jezabel, sua mulher, o incitava. E fez grandes abominações, seguindo os ídolos, conforme a tudo o que fizeram os amorreus, os quais o Senhor lançou fora da sua possessão, de diante dos filhos de Israel. ” - ( 1 Reis 21:25,26 )

DALILA -  Dalila, que até virou hit de música baiana ( misericórdia ), foi uma influência persuasiva e que importunava frequentemente para conseguir aquilo que queria. Dalila bateu no martelo até o prego entrar. Em outras palavras, Dalila bateu na mesma tecla  da chantagem para descobrir o segredo da força de Sansão. Dalila então influenciou através da chantagem emocional.

“ Então ela lhe disse: Como dirás: Tenho-te amor, não estando comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim, e ainda não me declaraste em que consiste a tua força. E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte. E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem. ” -  (Juízes 16:15-17)

Essas foram então as más influências que comentamos, dentre tantas outras que podemos encontrar como péssimos exemplos de homens e mulheres na Bíblia. Devemos entender que a Influência tem o poder da vida ou destruição como companheira. Precisamos vigiarmos mais, ficarmos atentos em todos aqueles que estão ao nosso redor, porque podemos nos perder a ponto de nem percebemos como Adão, Acabe e Sansão, fazendo o mal que não queria, no lugar do bem que queria.

Paulo escreveu: “ Não vos enganeis! “As más companhias corrompem os bons costumes. ”  ( 1 Coríntios 15:33 ) E como corrompem! Reflita neste alerta do apóstolo e se afaste daquilo que não lhe impulsiona mais perto de Deus. E Busque está na presença de influências que te levam mais próximo de Deus.

Fonte: Irmão Baiano

You May Also Like

6 comentários