Resenha sobre Ben-Hur: Uma história dos tempos de Cristo

by - 20:39

Por: Vinicius Lopes

Não era metade do que eu imaginava. Ben-Hur foi muito além das minhas expectativas. Se eu fosse posicionar qual foi o melhor filme que assistir este ano, diria: BEN-HUR ficou em primeiro. Foram uma junção de fatores que me levaram a esta posição sobre o filme: Texto (roteiro), produção, atuação, cenário, sonorização... tudo fantástico. Super produção! 

(Foto de divulgação )

O Filme Ben-Hur é baseado no romance "Uma história dos tempos de Cristo" escrito por Lew Wallace, que conta a história do príncipe judeu Judah Ben-Hur. O tempo retratado no filme não era nada "amigável". Existia uma disputa ferrenha entre os Zelotes e o Império Romano.   E o que significa Zelotes ? 

A palavra Zelotes origina-se e prende-se ao movimento político judaico do século I que procurava incitar o povo da Judeia a rebelar-se contra o Império Romano e expulsar os romanos pela força das armas, que conduziu à primeira guerra judaico-romana (66-70).

Após um dos ataques dos zelotes ao império romano no circo, um homem que fazia parte dos zelotes saiu ferido. O príncipe Judah, comovido com a situação, abrigou o jovem e cuidou dele até a sua recuperação, e o escondeu da guarda romana. 

Então no dia em que César visitou Jerusalém, este mesmo zelote tentou o matar atirando uma flecha no ditador. É importante ressaltar que o atentado partiu de dentro da casa do príncipe. E já viu né ? Pura confusão. Os militares romanos entraram na casa do príncipe e prendeu toda a família. 

Judah foi acusado então, falsamente, por seu irmão adotivo Messala de sedição - rebelião contra qualquer autoridade constituída -, tendo como consequência disto a perda do título, afastado da família, e escravizado durante 5 anos dentro de um navio de guerra.


Durantes 5 anos Judah viveu como escravo. Em uma das viagens feita pelos militares romanos em busca de tomar terras gregas o navio em que Judah estava sofreu um naufrágio, decorrente da batalha naval. Somente o príncipe sobreviveu e conseguiu então voltar à Jerusalém. 

Chegando à sua pátria, Judah acordou dentro de um acampamento. Neste acampamento o príncipe fez um acordo com o chefe, para não ser entregue de volta a roma. Então surgiu a oportunidade de Judah, que fervia de vingança, reencontrar seu irmão e tirar a sua vida por tudo o que ele tinha feito.

O Chefe do acampamento então inscreveu o jovem príncipe para competir no Circo - O Circo foi uma arena antiga e local de entretenimento na antiga Roma, e este local era palco para jogos, festivais e corridas de bigas - onde ele correr bigas contra o irmão e outros participantes,

Uma biga é um carro de guerra de duas rodas, movido por dois cavalos, semelhante a uma quadriga (movida por quatro cavalos). Foi usada na Antiguidade como carro de combate, onde somente um competidor ficaria vivo. O lema desta corrida  é: " O primeiro a chegar. O último a morrer. "


( Foto de divulgação )

Judah competiu com seu irmão e o derrotou. Aparentemente seu irmão adotivo estava morto, até o momento em que chegou a informação que ele estava vivo. No meio desta história toda , Judah se encontra com Jesus Cristo, a quem lhe deu, em um momento do filme,  um pouco de água quando ele estava preso. O príncipe foi testemunha da paixão de Cristo, da crucificação e da então conhecida frase: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo!” ( Lucas 23:34 )



( Foto de divulgação )

Foi neste momento em que Judah Ben-Hur compreendeu a missão de Jesus: Ele levou pessoalmente todos os nossos pecados em seu próprio corpo sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e, então, pudéssemos viver para a justiça; por intermédio das suas feridas fostes curados.
( 1 Pedro 2:24 ). Então extremamente abalado e impactado com a mensagem de Jesus, Judah procurou seu irmão para pedir perdão por seus erros, e foi perdoado. Mutuamente os dois se perdoaram. 

Resumindo, o filme nos mostra a seguinte mensagem: Não podemos mudar o passado, pois já foi escrito. Porém podemos e devemos recomeçar e fazer um futuro melhor com um novo fim. 

Eu indico à todos irem no cinema mais próximo para assistir este maravilhoso filme. Acompanhe também o nosso vlog sobre Ben-Hur




Fonte: Irmão Baiano

You May Also Like

4 comentários