6 dicas de como estudar a Bíblia

by - 00:14

É muito importante na vida do cristão o estudo da Bíblia. E por que estudar a bíblia é tão importante? Porque a palavra nos garante que quando conhecemos a verdade, ela nos liberta (João 8:32), pois abrimos os olhos espirituais. O estudo ajuda a fundamentarmos melhor a nossa fé, nos vacinarmos contra falsas doutrinas e crenças, e nos revela o que está no coração de Deus. Os Bereanos foram usados como exemplos de dedicação no estudo das escrituras “eram mais nobres do que os tessalonicenses, porquanto, receberam a mensagem com vívido interesse, e dedicaram-se ao estudo diário das escrituras, com o propósito de avaliar se tudo correspondia à verdade.” Atos 17:11.


As escrituras sagradas são recheadas de informações espirituais e físicas. No quesito físico a Bíblia é usada como apoio e fonte de estudos histórico-cultural, teológico-literária e arqueológico. Mas sem delongas vamos falar das 6 dicas de como estudar a Bíblia. 


1ª dica: Determine um horário e lugar para estudar as escrituras e meditar no assunto escolhido.


2ª dica: Faça uma oração ao Espírito Santo pedindo por entendimento.


3ª dica: Não leia com pressa, mas com calma, pois assim você irá reparar em diversos detalhes.


4ª dica: Utilize materiais de apoio para o estudo como caderno de anotação, bíblias em versões diferentes para comparação e melhor compreensão do assunto, dicionário bíblico e de língua portuguesa, além de responder as seguintes perguntas: Quem está falando? Por quê? Quando e onde ocorreu? E qual aplicação para minha vida?


5ª dica: Compare o que foi dito por outros autores sobre determinados acontecimentos e assuntos. Exemplo, o registro da crucificação de Jesus nos evangelhos escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João. Em cada um deles encontramos detalhes únicos, que não estão registrados em outros livros.


6ª dica: O estudo pode ser feito de várias formas.

Estudo de livros: Escolha um livro e procure saber quem escreveu, para quem foi escrito, o ano em que foi registrado, as circunstâncias em que foi escrito e qual ensinamentos.

Método biográfico: Escolha um personagem bíblico e estude sua história de vida. Procure passagens e livros relacionado a ele, e coloque em prática as lições aprendidas.

Estudo de temas: Separe temas e perguntas, se possível em ordem para que um assunto esteja ligado ao outro para  maior compreensão e aplique em sua vida o conhecimento adquirido.


O apóstolo Paulo deixou uma mensagem de incentivo ao jovem Timóteo que pode ser aplicado em nossa vida “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” 2 Timóteo 2:15. Que todas as dicas possam te ajudar!


Se você tiver alguma outra dica compartilhe conosco na caixa de comentários. 


Fonte: Blog Irmão Baiano

You May Also Like

0 comentários