In Livro slider

Conheça o livro: “Desconforme-se” um chamado para os jovens


Por: Vincius Lopes


Todos sabem que sou amante da leitura. Como todo e bom amante da leitura estarei constantemente indicado novos livros para você que acompanha o nosso ‘blog’. A indicação de hoje é “Desconforme-se” do escritor e pastor brasileiro Richarde Guerra.

Bisbilhotado a prateleira religiosa da Livraria Saraiva em busca de livros interessantes encontrei o “Desconforme-se”. A capa é composta com uma frase bastante chamativa: “Um alerta para o jovem do século XXI(21).” No exato momento fui atraído a comprá-lo. Mais tarde eu voltaria para realizar meu desejo, que não me trouxe arrependimento.

O livro foi escrito baseado na carta aos Romanos 12:2 sobre o desconformismo e mudanças de pensamento. Porém, o que é o chamado de Desconforma-se deste mundo? No meio de sua carta aos Romanos o Ap. Paulo faz uma convocação, que ecoa por décadas, chegando até hoje: “Não vos conformeis com este século”. Ok, isso não é tão novidade para os veteranos cristãos. Mas, como colocar em prática no mundo pós-moderno? Do que exatamente devemos nos desconformar? Richarde Guerra vai ajudar você, jovem do século XXI(21), a responder essas questões e cumprir este chamado. Em cada capítulo de desconforme-se, você conhecerá algumas das principais características da atualidade, e encontrará dicas de como abordá-las à luz da Bíblia e mudar sua cabeça para se conformar à Palavra, em vez de entrar no formato deste século. (Descrição do Livro)

O “Desconforme-se” nos convoca a renovarmos o nosso modo de pensar, segundo a visão de Cristo sobre todas as coisas, pois, só assim poderemos experimentar a “Boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Desconforme-se nos questiona se estamos preparados e se temos embasamentos para defendermos a fé cristã e sustentá-la em um mundo mergulhando na inversão dos valores morais e que tenta nos sufocar todos os dias.

Desconforme-se foi lançado no mês de abril do ano 2017 pela editora Thomas Nelson Brasil, contendo 208 páginas e possui 6 capítulos com reflexões, argumentos e ensinamentos bastantes profundos, embasados com contextualização histórica e cultural.

O Chamado do primeiro capítulo é para nos desconformarmos do relativismo, pluralismo e sincretismo religioso, declarado de forma sutil na famosa frase “Cada cabeça, uma sentença”, usada até mesmo por nós cristãos. Temas e perguntas como “Cosmovisão”, “Existe uma resposta certa?”, “Existe apenas uma verdade?”, “Existem comportamentos inaceitáveis?”, “Existe uma religião verdadeira?” e “Conhecendo a sua fé” são abordados neste capítulo.

O chamado do segundo capítulo “O Senhor dos fatos(s)” é para nos desconformarmos do dualismo, cientificismo e ateísmo. Respostas à luz da Bíblia sobre “Quando questionado em quem acreditar: Ciência ou religião?”, “O Reino material e espiritual estão separados?”, “O Deus cientista” e “Se não há Deus, não há mal (nem bem)” são encontradas de forma embasada e inteligente neste capítulo.

O terceiro chamado “Um vazio do tamanho de Deus” nos convoca a nos desconformarmos do paganismo. “A lutra entre fé e razão”, “Ateus e Pagãos?”, “Quais são os ídolos do século 21?” são abordados e homens que marcaram a história e influenciaram gerações são citados, sendo eles: Blaise Pascal, Fiódor Dostoiévski, David Foster Wallace, Flávio Justino e Cínico.

O quarto chamado “O novo D(EU)s” nos exorta urgentemente a nos desconformamos do egoísmo, narcisismo e hedonismo. Entenderemos de forma profunda a idolatria em “De um por todos” a “todos por um.”, “Narciso acha feio que não é espelho”, “Hedonismo, muito prazer”, “Amor infinito”, “Um exercício de equilíbrio”, “Hedonismo cristão”, etc. O mais interessante é que você poderá conhecer (caso não conheça) a história de Narciso, Selfiel e Madre Teresa de Calcutá usada como exemplo e contextualização para nos despertar sobre a cultura autocentrada na qual vivemos hoje. As famosas redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram são usadas como exemplo para melhor entendimento.

Penúltimo capítulo chama-se “Tenho, logo existo” e nos convoca a nos desconformarmos da compulsão, direcionada pelo marketing através da Tv, Rádio, Jornal e Internet a adquirirmos bens, mercadorias e serviços de formas exagerada e ilimitada. São abordados “Necessidades versus Desejo”, “Em busca de mais insatisfação”, “Somos todos marqueteiros”, “Supridos por Deus” e “E os meus desejos?”.

Verdadeiramente esse livro é uma parcela do remédio Detox, chamada Bíblia.

No último capítulo somos chamados a nos desconformarmos do imediatismo e pragmatismo. Este chamado foi intitulado “Isso não Funciona”. O imediatismo é a busca por ações com respostas rápidas e pragmatismo por ações que sejam práticas. Nelas o homem pós-moderno busca por tudo que é instantâneo, que sejam na velocidade da luz, e consequentemente, gradativamente, a sociedade está adoecendo e desenvolvendo aquilo que é chamado a “Síndrome do Pensamento Acelerado” responsável por inúmeros transtornos como ansiedade excessiva, irritabilidade, flutuação emocional, intolerância a contrariedades, deficit de concentração, fadiga excessiva e cansaço ao despertar. Temas como “Tempo para Deus”, “A divisão da mente”, “Pratique a meditação” e “Pratique a solitude” são abordados.

E para finalizar Richarde traz nas últimas páginas do livro “Um passo além do desconformismo”, que aliás são vários passos e dicas para reformarmos a nossa mente todos os dias.

O primeiro passo: Absorver a verdade, entendendo a cosmovisão de Deus por meio da Bíblia, sobre a criação, queda e redenção.

Segundo passo: Conhecer o seu século e entendê-lo para saber como agir em meio aos desafios da cultura pós-moderna.

Terceiro passo: Somos convocados a contra-atacar colocando em prática tudo aquilo que temos absorvido nas escrituras e nos ensinamentos de Jesus, e isso só poderá ser feito através do evangelismo, apresentando as boas notícias à nossa sociedade.

Curiosidade sobre o Autor:


Richarde Guerra, pastor da mocidade da Igreja Batista da Lagoinha, casado com Priscila Guerra e pai de Daniel Lourenço Guerra, publicou o seu primeiro livro no ano 2000, tornando-se então escritor e já lançou mais de 10 livros. Richarde é formado como técnico em química industrial no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), graduado em Química Pura e em Astronomia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também iniciou um mestrado em Geologia. Paralelamente, Richarde se formou em Teologia, pós-graduou-se em estudos pastorais e concluiu um mestrado em “Ação pastoral na América Latina” pela Faculdade Evangélica de Teologia de Belo Horizonte (FATE). Informações publicadas no Site Lagoinha.

Livros publicados por Guerra: Aprendendo química pela Bíblia (2000); Amor correspondido (2010); Guia de estudos de transformação (2011); Vamos falar sobre sexo? (2012); #prontocalei! (2012); Em nome dos pais (2012); Atitudes que fazem a diferença (2012); Solidão (2012); O chamado (2013); Dificuldade não, oportunidade sim (2013).

Fonte: Irmão Baiano

Related Articles

HTM Facebook :